O prazo de admissão dos alunos selecionados na seleção regular (primeira seleção) do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre termina hoje (18). Os alunos devem se matricular diretamente na instituição onde são aprovados. As inscrições começam no dia 13 de julho. No total, 59.937 alunos foram selecionados na teleconferência regular.
A lista de espera é possível para candidatos que não são selecionados na chamada regular. Nesse caso, o prazo para manifestação de interesse na lista termina também nesta segunda-feira. A manifestação deve ser feita através da página do Sisu. Para acessá-lo, clique aqui.
Vagas em disputa
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de ensino superior, sejam federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas para candidatos inscritos em cada versão da seleção a concorrer. Os candidatos são selecionados pelas opções de curso especificadas no ato da inscrição com base nas melhores notas obtidas no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para concorrer ao Sisu, os candidatos devem fazer o Enem – edição 2021 -, obter nota maior que zero na prova de redação e não ter se declarado formador ao fazer a prova.
As vagas oferecidas pelo Sisu são alocadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e as políticas e ações afirmativas adotadas pelas instituições públicas de ensino superior. As ações incluem a retenção de vagas e a aplicação de bônus às notas dos candidatos que atendem aos critérios especificados.