O Exame Nacional do Ensino Médio, ou Enem, tem duas partes: A primeira é a prova de redação de cinco horas e meia que acontece neste domingo, dia 13. Durante esta etapa, os examinandos têm perguntas sobre Línguas e Ciências Humanas. A segunda parte do Enem é a prova de cinco horas de matemática e ciências naturais que acontece no próximo domingo, dia 20.
O Enem é feito como parte do processo de admissão universitária em muitas universidades públicas. Também pode ser utilizado para selecionar alunos de universidades privadas que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Enem também permite que os alunos utilizem programas federais de auxílio estudantil como ProUni e Fies.
Confira os 10 temas que podem cair na Redação do Enem 2022
1) Insegurança Alimentar
A pesquisa da Rede Penssan apontou as desigualdades regionais em segurança alimentar como as mais pronunciadas. Além do aumento da desnutrição infantil, o desemprego também cresce no Brasil. Como resultado, a insegurança alimentar é um tema popular para a competição. Isso se deve ao fato de o Brasil ter voltado ao mapa da fome depois de algum tempo fora dele.
2) Violência Obstétrica
Os inúmeros casos de violência obstétrica podem ser o tema a redação do Enem deste ano. Para o professor Pedro Gomes, quaisquer temas de avaliação não contemplados podem facilmente fazer parte do exame na sua totalidade.
3) O consumismo e endividamento das famílias brasileiras
O aumento das taxas de endividamento se deve à crise socioeconômica da pandemia de Covid-19. Desemprego, diminuição da renda e pessoas passando mais tempo online podem ser considerados questões relacionadas à educação financeira.
4) Criminalização do stalking no Brasil
Assim como aconteceu em 2013, ano que teme como tema da redação a Lei Seca no Brasil, este ano muitos professores acreditam que o tema possa ser outra legislação importante. A norma que criminaliza o ato de perseguir alguém, de modo físico ou online, ameaçando a integridade física ou psicológica foi sancionada em abril de 2021.
5) Uberização do trabalho
O termo “permanentemente flexível” foi derivado de Uber, que se refere às relações de trabalho informais que a transformação digital cria. Essas relações têm muita flexibilidade, informalidade e altas exigências.
6) Tabagismo
A decisão unânime da Annsia a favor da proibição de venda de cigarros eletrônicos no Brasil continua chamando a atenção. Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) tiveram crescente aumento do número de consumidores, principalmente do público jovem.
7) Obesidade Infantil
Um relatório do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional mostra que mais de 340 mil crianças entre 5 e 10 anos foram diagnosticadas com obesidade. Por isso, a professora Jéssica considera importante abordar a questão do consumo excessivo de açúcar pelas crianças.
8) Luta antimanicomial
O movimento de reforma da saúde mental do país vem acontecendo há 35 anos. Seu impulso é fornecer tratamento igual e respeitoso para aqueles com problemas mentais. Eles exigiram o fim dos hospitais psiquiátricos e a Lei da Reforma Psiquiátrica nº 10.216 foi aprovada em 2001. Isso levou ao fechamento desses hospitais.
9) Esporte como ferramenta de transformação social
Como o Teste geralmente inclui temas específicos do ano, professores acreditam que aspectos culturais e sociais podem ser incluídos ao lado de eventos esportivos. Isso porque a Copa é realizada este ano.
10) Valorização do trabalho docente
Professores sobrecarregados e mal pagos com queixas de décadas contribuem para a questão social atual. Segundo Vanessa Bottasso, professora da Oficina do Aluno em Campinas e professora de Redação, muitos alunos acreditam que isso cria um problema educacional ainda maior do que já é.
De acordo com dados publicados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil teve o menor piso salarial para professores de qualquer país do mundo.