Os resultados da segunda chamada regular deste ano do Sistema Único de Seleção (Sisu) serão divulgados no site do Acesso Único do Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (6).
Os candidatos poderão se inscrever nos cursos de ensino superior em que foram admitidos entre os dias 13 e 18 de julho após a divulgação dos resultados. As consultas para as vagas começaram no dia 15 de junho.
As inscrições para a lista de espera do Sisu 2022.2 também serão abertas nesta quarta-feira (6). Os alunos devem manifestar interesse no portal de acesso único até 18 de julho. Qualquer pessoa não selecionada na teleconferência regular pode se inscrever em qualquer uma das duas primeiras opções de curso.
Nesta fase, os candidatos devem indicar novamente uma formação desejada. O MEC alerta os alunos para que tomem cuidado para concluir o processo até o fim, incluindo novas opções de cursos.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de ensino superior, sejam federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas para candidatos inscritos em cada versão da seleção a concorrer.
Exigência
Para concorrer ao Sisu, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), ter obtido nota maior que zero na prova de redação e não ter se declarado formador ao fazer a prova.
Os candidatos são selecionados para as opções de curso especificadas no ato de inscrição com base nas melhores notas obtidas na última versão do Enem.
As vagas oferecidas pelo Sisu são alocadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e as políticas e ações afirmativas adotadas por cada instituição pública de ensino superior. Tais ações incluem a manutenção de vagas e a aplicação de bônus às notas dos candidatos que atendem a critérios especificados.