Graças aos avanços na tecnologia, um novo tipo de educação está acelerando no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior (MEC) do Ministério da Educação, de 2004 a 2015, o número de alunos em cursos a distância (EAD) aumentou 20 vezes para 1,39 milhão, respondendo por 17,4% das matrículas no ensino superior privado .
De acordo com uma pesquisa conduzida por insights Saga e Educa, espera-se que o ensino superior à distância seja responsável por 51% do mercado até 2023. Com as novas diretrizes aprovadas pelo MEC este ano, o número de polos de apoio físico aos alunos deve aumentar a partir de agora e contribuir para essa expansão. É nesses lugares que as avaliações obrigatórias podem ocorrer, usando bibliotecas e outras estruturas da instituição.
A partir de 2017, os cursos de graduação a distância do Centro Universitário Senac estarão mais próximos de alunos de diversas partes do Brasil. Se antes a agência oferecia dois centros na capital paulista, agora conta com 21, todos credenciados pelo MEC, espalhados por dez estados e Distrito Federal.
Tem dúvidas sobre cursos presenciais ou remotos? Veja abaixo alguns dos benefícios oferecidos pelo ensino a distância.
Flexibilidade de horários
Dada a dinâmica do dia a dia, as aulas remotas são uma possibilidade para quem não pode frequentar as aulas presenciais ou cujo estilo de vida envolve muitas viagens, mobilidade limitada ou demandas de trabalho em horários diferentes.
O Centro Universitário Senac oferece aos alunos de cursos presenciais a possibilidade, por exemplo, de fazer cursos a distância ou até mesmo de migrar cursos inteiros de graduação para a modalidade a distância.
Mensalidades mais acessíveis
As taxas mensais também são geralmente mais acessíveis. “No Brasil, os cursos a distância são, em média, 50% mais baratos do que os cursos presenciais”, afirma Alcir Vilela Júnior, coordenador geral de educação a distância do Centro Universitário Senac.
Além de pagar menos pelos estudos, os alunos também tendem a economizar em viagens para instituições de ensino, como alimentação e até materiais fora de casa, já que a maior parte da bibliografia está disponível online. . O Centro Universitário Senac oferece aos alunos uma biblioteca virtual com mais de 25.000 livros, além de sua biblioteca digital completa de artigos científicos.
Mesmo nível de aprendizado
O projeto de ensino do curso a distância é o mesmo do projeto de ensino presencial, desenvolve competência com a mesma perspectiva e o mesmo rigor. “Na verdade, é preciso planejamento para seguir uma disciplina com muita leitura obrigatória e complementar. A EAD dá flexibilidade, mas nunca é fácil confundir. O curso é tão rigoroso quanto o presencial”, explica Vilela.
Os alunos que optarem por cursos a distância estarão sujeitos à mesma avaliação dos cursos presenciais do MEC, o Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade). Os resultados são animadores para os alunos das aulas a distância. “No Centro Universitário Senac, os alunos que cursaram o Enade em 2015 tiveram desempenho igual ou superior aos cursos presenciais.”
Professores especialistas
O corpo docente do modelo de ensino a distância do Centro Universitário Senac também é o mesmo dos cursos presenciais. Além disso, mais de 70% dos profissionais são mestres ou doutores. “Hoje temos cerca de 500 profissionais, e os professores a distância pertencem a esse grupo. Alguns ensinam de duas formas, enquanto outros trabalham de uma só maneira”, diz Vileira.
Além disso, há um mentor no espaço digital, que está em contato permanente com os alunos para tirar dúvidas mais simples e cotidianas. Ele é complementado por professores responsáveis por ensinar, aplicar provas, propor atividades e avaliar os alunos. Ambos são especialistas nas áreas que ensinam. Portanto, além de trazer experiência externa para o que é abordado, eles agregam mais conhecimento aos alunos.
O diploma tem o mesmo valor
A forma como os alunos concluem o curso geralmente não é incluída no diploma. Portanto, cursos presenciais ou a distância têm igual valor no mercado, desde que a instituição seja autorizada e credenciada pelo Ministério da Educação.
Os alunos egressos de programas de ensino a distância podem usar este diploma para assumir vagas de emprego que exigem qualificação, participar de concursos públicos de ensino superior ou ingressar em programas de pós-graduação.
Intensa vivência digital
Em um ambiente virtual de aprendizagem, o Centro Universitário Senac disponibiliza uma interface moderna e de fácil acesso para todos, inclusive para deficientes visuais e/ou auditivos. Com isso, os alunos aprendem a inserir ferramentas digitais no seu dia a dia ao longo do curso. Por exemplo, você pode criar grupos, explorar sua rede de contatos e aproveitar os recursos exclusivos de ambientes virtuais, como gravar uma reunião com seu professor para ouvir a gravação mais tarde.
“Os alunos são naturalmente preparados para o mundo digital e capazes de se desenvolver profissionalmente com toda a ajuda que um ambiente virtual tem a oferecer”, diz Vilela. Além disso, os cursos são formados por alunos de todo o Brasil e até de outros países. “Os alunos estão conectados a uma rede de contatos extremamente diversificada, o que é muito importante para uma boa educação.”
Tem interesse em participar do processo seletivo? As inscrições para o segundo semestre de 2017 estão abertas até 13 de agosto pelo portal EAD do Senac (link http://www.ead.senac.br/graduacao). Os candidatos podem escolher se querem usar o Enem ou se serão avaliados com base no histórico escolar do ensino médio e na prova de redação complementar.